PSICANÁLISE É ASSIM MESMO: UMA VIAGEM ...

 


    Psicanálise é assim mesmo... como uma viagem.  Uma jornada cruzada do ponto A para o  ponto B na ida e do ponto B para o ponto C na volta.  Em alguns momentos vai doer e eu vou estar ali para ponderar sobre essa dor. Em outros momentos muitas memórias entocadas virão à tona e eu estarei ali para lhe ajudar a significar quando elas, aparentemente, não fizerem sentido.   Você vai esquecer o que me disse; eu vou estar a sua frente para relembrá-las. Você vai chorar e eu estarei ali para lhe dar um lenço e, possivelmente, até me emocionar com você.

Algumas vezes você se sentirá perdido; eu estarei ali para colocar focos de luzes em cada canto desse quarto escuro da mente para que você escolha a melhor saída. Você vai achar que não está adiantando e eu vou lhe mostrar minhas anotações, mostrar-lhe onde você estava e como avançou.  Você vai querer desistir; eu vou lhe instar a seguir em frente.

Em outros momentos, você vai descer aos seus infernos, mas não descerá sozinho; descerei com você e, garanto, voltaremos juntos e mais fortes. Você vai culpar os outros e eu vou implicá-lo nos seus sintomas. Você vai sentir medo e eu vou mostrar-lhe que isso é instinto de preservação. Você vai ficar ansioso e eu vou ajudar-lhe a distinguir que mudança é essa que você tanto teme. Você vai sentir angústia e vou lembrar-lhe que há algo do seu passado reprimido ou recalcado pedindo passagem. Você vai rir e eu irei sorrir com você. Você vai dizer que acabou e eu vou dizer que é apenas uma pausa. Você vai me criticar e eu vou ouvir. Você vai me elogiar e eu também só vou ouvir. Você vai dizer que com a análise sua vida parece estar ficando de cabeça para baixo e eu vou mostrar-lhe que ela está ganhando outros pontos de referência no horizonte. 

Seus parentes vão dizer que você está diferente, mudada(o) e até mesmo estranha (o); eu vou concordar, pois a mesma pessoa que eles conheciam e envolviam na neurose familiar, está deixando de existir. Você vai sentir desejos e eu vou lhe provocar a desconfiar deles. Você vai se sentir confuso em relação ao que sente; eu vou lhe ajudar nesse parto até você dar-lhe nomes e até sobrenomes. Você vai sonhar e eu vou lhe ensinar a interpretar seus sonhos como sendo o laboratório mais profundo de seus ensaios de soluções para os seus problemas e para descobrir quais são seus desejos reprimidos e recalcados.

Você não sabe, mas eu também já passei por tudo isso; fui lá nessa terra desconhecida, vi como era, sobrevivi e voltei mais forte para contar.

Não espere conselhos, pois se eu os acertar, lhe imbecilizarei; se eu errar, sairei como estúpido. Estarei ali a cada sessão com a minha atenção suspensa, mas atenta a seus atos falhos, falas e brincadeiras.

Vou caminhar com você até a beira do rio, mas a travessia é responsabilidade sua.  Não estarei nem à frente e nem ao lado, mas atrás dizendo: "Siga em frente!  Do outro lado, uma nova outra vida lhe espera, na qual você será seu próprio pai e sua própria mãe." 

Psicanálise é uma forma de "reencarnação", talvez a única forma de morrer e renascer em uma mesma e única vida, sem colocá-la em risco.

Wagner Chagas de Menezes é Psicanalista e Historiador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dilema do Fim da Análise: Estamos presos ou existe uma saída?

O AMOR TRANSFERENCIAL: quando a analisanda se apaixona pelo analista

MÃE É UMA SÓ? E SE FOSSEM DUAS?